Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadores dos frigoríficos lutam pela erradicação das doenças profissionais

    Com o mote “Frango barato sai caro para os trabalhadores brasileiros”, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação (Contac), com o apoio da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita), está conduzindo uma campanha internacional pelo trabalho decente nos frigoríficos brasileiros. O principal objetivo é a erradicação das doenças profissionais que afligem os trabalhadores desta índústria.

    O Brasil produz a carne mais barata do mundo e

    é campeão mundial em exportação de carne bovina e frango. Este “título”, no entanto, só foi conquistado graças ao ritmo excessivo de trabalho dentro dos frigoríficos. Em combinação com o esforço repetitivo, a situação tem levado muitos trabalhadores à doença e à mutilação. Hoje, este grupo já representa 25% da força de trabalho no setor.

    O Brasil também detém os dois maiores frigoríficos do setor bovino do planeta: a JBS Friboi e a Marfrig, além da maior indústria avícola, a Brasil Foods (Alimentos Brasil). Os frigoríficos brasileiros envolvem um milhão de trabalhadores, quase todos submetidos a movimentos repetitivos e a um ritmo intenso de trabalho. O baixo custo do frango exportado tem preço muito alto para os operários, que sofrem com doenças osteosmusculares e mutilações, perfazendo um total de 250 mil doentes no setor no Brasil. Cerca de 90% da exportação brasileira de carnes é de produtos cortados em pequenos pedaços, que exigem grande número de movimentos repetitivos e acelerados. Estas condições, somadas ao frio dos locais de trabalho, são responsáveis pela verdadeira epidemia de enfermidades nos frigoríficos brasileiros.

    Para normatizar as condições de trabalho nos frigoríficos, a Contac e a Uita estão lutando pela implementação de uma Norma Regulamentadora para o setor. A Norma tem três reinvidicações básicas: redução do ritmo, redução do tempo de exposição ao trabalho penoso e garantia de participação dos sindicatos na sua implantação e na fiscalização.

    A Uita é uma federação internacional de organizações sindicais dos setores de processamento de alimentos, bebidas e tabaco, e nos setores de hotéis, restaurantes, comércio e serviços. A entidade conta com cerca de 2,6 milhões de membros, distribuídos em 389 organizações afiliadas em 120 países.

    • Publicações3255
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadores-dos-frigorificos-lutam-pela-erradicacao-das-doencas-profissionais/3133293

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)