Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carta aberta ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

    Queremos diálogo no TRE!

    Greve e sindicalização são direitos de todos os trabalhadores, assegurados na Constituição. No entanto, no TRE/RS, servidores que exercitam tais direitos têm sofrido ataques.

    Após o corte de salário imposto em 2010 e derrubado na Justiça, a administração anterior impôs a cassação de horas extras, folgas e horas a compensar dos grevistas para compensação dos dias parados, sem levar em consideração a recuperação do trabalho e sem possibilitar um real canal de negociação para, ao menos, conhecer o ponto de vista dos servidores.

    Com a posse da nova administração, em maio deste ano, veio a esperança de reabertura de diálogo e negociação. Algumas reuniões foram realizadas para negociar as greves de 2011 e 2010, mas o diálogo foi, mais uma vez, abrupta e unilateralmente rompido pelo TRE/RS.

    Quanto ao modelo de compensação para os dias de greve, cabe manifestar que o TRE/RS está na contramão dos demais órgãos do Poder Judiciário Federal. No RS, tanto a Justiça do Trabalho quanto a Federal construíram acordos priorizando a recuperação do trabalho acumulado. E a natureza do serviço eleitoral não é justificativa para a postura do Eleitoral gaúcho, afinal, na grande maioria dos TREs, houve negociação e a compensação priorizou a reposição do trabalho. Sem imposições, sem punições.

    O argumento para o rompimento das discussões foi que a categoria estaria iniciando nova greve no momento, o que inviabilizaria a negociação. Ao contrário: o estado de greve justamente reforça a necessidade de diálogo, para tratamento, entre outras, de questões referentes ao próprio movimento. Tal é o exemplo do TRT, que compõe uma comissão de negociação permanente para dialogar com os grevistas.

    Por tudo isso, nós, servidores da Justiça Eleitoral, reunidos em assembleia de base, reforçamos o apelo pela retomada do diálogo entre os servidores e o presidente do tribunal. Esse pedido se reveste de caráter respeitoso (mesmo que em tantos momentos tenhamos nos sentido desrespeitados pela postura da administração); contudo, representa uma reivindicação legítima, da qual não abriremos mão, e nos manifestaremos sempre!

    Porto Alegre, novembro de 2011

    • Publicações3255
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carta-aberta-ao-presidente-do-tribunal-regional-eleitoral-do-rio-grande-do-sul/2923165

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)