Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião da Fenajufe com sindicatos redefine calendário de luta, indicando greve para dia 21, mas paralisação no RS está mantida no dia 13

    A greve unificada dos servidores do Judiciário Federal e do MPU terá início no dia 21 de junho, reforçando o movimento das demais categorias do funcionalismo público federal, que terá início no próximo dia 11. O novo calendário de luta da categoria foi definido na reunião da Fenajufe com representantes dos sindicatos filiados nesta quarta-feira [06], em Brasília.

    Na reunião, os representantes dos sindicatos ressaltaram a necessidade de construir um movimento com maior unidade em todo o país, alterando a data do início da greve do dia 13 para o dia 21. Pelos relatos dos estados, a categoria sabe da importância de um movimento mais intenso ainda neste semestre, mas há a necessidade de ampliar a adesão para garantir a deflagração da greve. No entanto, diante da falta de um processo de negociação efetivo entre os três poderes, todas as falas dos dirigentes sindicais concluíram que, apesar das dificuldades, os servidores do Judiciário Federal e do MPU precisam se unir ao conjunto do funcionalismo nessa greve, que será histórica para o movimento sindical dos SPFs. A partir do dia 11 vários setores estarão com seus trabalhos paralisados, se juntando aos docentes das universidades federais, em greve desde o dia 17 de maio. Na avaliação de dirigentes da Fenajufe e dos sindicatos essa, sem dúvida, será uma das maiores lutas unificadas dos últimos anos e, nesse sentido, o Judiciário e o MPU não poderão ficar de fora.

    “É importante deixar claro que a redefinição do calendário se deu em função das avaliações trazidas pelos estados, de que ainda é preciso mais fôlego para deflagrar a greve por tempo indeterminado. No entanto, sabemos da necessidade de aderir ao movimento, fazendo coro com os demais servidores federais. Vamos buscar fazer o máximo para construir uma greve forte, com a participação da maioria dos estados”, disse Zé Oliveira, durante sua fala na reunião de hoje.

    A coordenadora Ana Luiza também afirmou que, considerando as especificidades de cada estado, é fundamental um maior esforço para deflagrar um movimento de greve unificado em todo o país. “A greve do conjunto do funcionalismo certamente nos dará mais força para construirmos o nosso calendário. Não temos dúvida que a greve é imprescindível, já que o governo vem reafirmando a sua postura de manter a política de reajuste zero. É importante acompanhar a luta dos demais federais, mas também precisamos romper com as dificuldades que estamos enfrentando para deflagrar a nossa greve”, afirmou Ana.

    “Dificilmente nossa vitória virá sem uma mobilização mais forte em nível nacional. O que estamos enfrentando é uma política de Estado para todos os setores do serviço público. O ministro Ayres Britto se dispõe a conversar com o Executivo, conforme ele tem dito, mas isso ainda não nos garante nada. Portanto, não tenho dúvida que a greve, atuando com os demais servidores federais, é o caminho a seguir. Mas por outro lado, precisamos analisar a realidade de cada estado e ver a melhor data que unifique a categoria. Vamos ver a possibilidade de rever o nosso calendário, mas tendo com perspectiva de uma greve por tempo indeterminado ainda neste semestre”, defendeu Jacqueline Albuquerque, coordenadora da Fenajufe e presidente do Sintrajuf-PE.

    Rio Grande do Sul mantém paralisação do dia 13

    O Sintrajufe/RS informa que os servidores do Judiciário Federal gaúcho farão a paralisação de 24 horas no dia 13/6. No mesmo dia, realizarão Assembleia Geral, às 14h30, no prédio das varas trabalhistas, para avaliação do movimento e do calendário de atividades.

    Paralisações e atos dias 13 e 14/06 e atividade dia 20

    Além do início da greve unificada no dia 21 de junho, os dirigentes da Fenajufe e dos sindicatos filiados também definiram que nos dias 13 e 14 de junho, em todo o país, deverão ser realizadas paralisações, atos e assembleias, visando preparar a categoria para a greve. No dia 13, especificamente, durante os atos nos estados, os sindicatos devem lembrar o “aniversário” de dois anos em que os PCSs se encontram parados na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Em Brasília, a Fenajufe, com um bolo de “aniversário”, também vai promover um ato na Câmara, já que nesse dia terá sessão da CFT e o PL 6613/09 poderá estar na pauta. Até lá, a tarefa dos sindicatos filiados é conversar com todos os membros da CFT em seus estados, com o objetivo de convencê-los a comparecerem na sessão do dia 13.

    A reunião desta quarta também reafirmou a participação da Fenajufe na atividade dos servidores federais, marcada para o dia 20 de junho, no Rio de Janeiro. Nesse dia, será realizada a marcha nacional da Cúpula dos Povos, que fará o contraponto ao evento Rio+20, organizado pela ONU [Organizações das Nações Unidas], de 21 a 23 de junho. A atividade dos SPFs foi aprovada na plenária do Fórum Nacional de Entidades, realizada nesta terça-feira [05], após a Marcha Nacional, que percorreu a Esplanada dos Ministérios.

    Editado por Sintrajufe/RS - Fonte: Fenajufe

    • Publicações3255
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-da-fenajufe-com-sindicatos-redefine-calendario-de-luta-indicando-greve-para-dia-21-mas-paralisacao-no-rs-esta-mantida-no-dia-13/3144600

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)