Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Relator de comissão do Senado aprova projeto da Previdência Complementar

    Em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ocorrida nesta terça-feira, 20, o senador José Pimentel (PT-CE) apresentou relatório favorável à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC 2/2012 - originalmente o PL 1.992/07) que cria o Funpresp, com três entidades fechadas de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargos efetivos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em seu voto, Pimentel também recomendou a rejeição das 33 emendas apresentadas à materia. Na reunião, foi concedida vista coletiva (tempo para análise) do projeto, o que fará com que o PLC volte à pauta da comissão na próxima terça-feira (27). Além da CAE, a proposição tramita simultaneamente nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS).

    Para as entidades que compõem o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais o projeto representa um grande risco para os servidores, pois leva à incerteza quanto ao valor do benefício a que terão direito no futuro. As entidades sindicais questionam, ainda, a inconstitucionalidade do Funpresp, que deveria ser criado por meio de Lei Complementar e não de Lei Ordinária. Questionam, também, a natureza jurídica do Fundo - de acordo com o § 15, do art. 40, da Constituição Federal a natureza jurídica da entidade de previdência complementar deve ser pública; contudo, o PL prevê que a natureza jurídica da Funpresp será privada. Pelo novo regime previsto no projeto aprovado, a aposentadoria complementar será oferecida apenas na modalidade de contribuição definida, na qual o participante sabe quanto pagará mensalmente, mas o benefício a receber na aposentadoria dependerá do quanto conseguir acumular e dos retornos das aplicações.

    Para marcar posição sobre este e outros projetos que ferem os direitos dos trabalhadores é que vai acontecer, no próximo dia 28, a Marcha Nacional a Brasília, com a expectativa de reunir cerca de 20 mil servidores de várias categorias do funcionalismo federal.

    Por Sintrajufe/RS

    • Publicações3255
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-de-comissao-do-senado-aprova-projeto-da-previdencia-complementar/3062321

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)