Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cortes do governo congelam mais de 25 mil vagas do Executivo previstas no Orçamento

    Com o corte de R$ 50 bilhões do orçamento anunciado pelo governo federal, todas as 25.334 vagas previstas na proposta orçamentária de 2011 para preenchimento de cargos existentes e que ainda seriam criados no Executivo estão congeladas. Segundo interlocutores, somente haverá exceção para cem gestores públicos já aprovados em concurso público e que aguardavam nomeação e 6 mil professores e auxiliares de escolas técnicas. Este também é um processo iniciado no ano passado para atender à expansão da educação profissional tecnológica.

    Alguns concursos para professores de escolas técnicas foram realizados em 2010 e outros ainda aguardam autorização. O contingente é necessário para 62 escolas técnicas inaguradas pelo ex-presidente Lula no fim de 2010. O argumento do Ministério da Educação para garantir as vagas é que elas se enquadram nas políticas sociais, que foram preservadas do corte orçamentário.

    Na quarta-feira, após o anúncio do pacote de ajuste nos gastos do governo, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avisou que estão suspensas todas as nomeações para o serviço público federal de aprovados em concurso. Ela informou ainda que o governo não deve permitir novos concursos públicos este ano.

    Empresas públicas e que não dependem de dinheiro do Tesouro Nacional, como Correios, Banco do Brasil e Petrobras, não serão atingidas e poderão dar continuidade aos concursos. A suspensão pelo Senado da seleção para 180 vagas, prevista para este ano, foi feita por decisão própria, para reduzir os gastos da casa.

    Fonte: O Globo

    • Publicações3255
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cortes-do-governo-congelam-mais-de-25-mil-vagas-do-executivo-previstas-no-orcamento/2562634

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)